1. Home
  2. Dicas & Truques
  3. Como funciona o roteamento de fios?
  1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Como funciona o roteamento de fios?

Como funciona o roteamento de fios?

Aplica-se a: Todas
O que é o roteamento de fios

Dentro do QC o roteamento de fios é uma ferramenta para auxiliar o usuário a gerenciar e controlar fios e cabos dentro do projeto, além de garantir uma qualidade e precisão nas informações geradas e auxiliar a equipe de montagem com informações importantes, como comprimento de fios e cabos e melhor caminho para realizar as conexões.

O que é necessário para o funcionamento do roteamento de fios?

Para o funcionamento da ferramenta, é necessário algumas configurações importantes, como por exemplo, inserção de calhas, configuração de espaço entre calha-componentes e atributos na representação mecânica.

Calhas

É importante a inserção e posicionamento de calhas em seu projeto, justamente por que é esse componente que irá servir como meio de transição dos fios para realizar as conexões.

Atributos na representação mecânica

Para o QC identificar os pontos de conexões e onde os fios serão conectados na representação mecânica, é necessário ter o atributo CPOINT.

Exemplo: IDR com 6 conexões.

Configurações do roteamento

Nesta etapa é possível configurar distância entre CALHAS e também de uma CALHA até um COMPONENTE.

Diagrama Elétrico finalizado

É importante ter finalizado o diagrama elétrico antes de realizar o roteamento de fios, pois é necessário conhecer a numeração dos FIOS e as conexões.

Com todos os requisitos acima completos, basta ir na Ribbon Projeto e clicar em Roteamento de Fios que o QC irá gerar todos os dados, desde dimensionamento do comprimento dos fios, melhor caminho até gráficos de ocupação das calhas.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment