1. Home
  2. Dicas & Truques
  3. Conexões personalizadas de fios

Conexões personalizadas de fios

A lista de fios é uma das, se não a melhor lista do QC. Ela é totalmente automatizada e tem foco total em auxiliar o montador a evitar erros durante a execução do que foi projetado. Ela permite que um quadro de comando seja montado sem a necessidade de interpretação de diagramas. O montador pode apenas seguir uma lista que indica exatamente de onde um fio sai e para onde ele vai. Confira mais sobre o funcionamento dessa lista nesse artigo e nesse material especial.

Porque personalizar as conexões de fios?

Apesar dela ser automatizada, em determinadas situações pode ser interessante modificar manualmente as conexões que ela gera, especialmente para economizar fios no projeto. Para entendermos melhor, vamos verificar o exemplo a seguir.

img1

Nesse exemplo, possuímos um fio saindo do terminal inferior de um disjuntor, se conectando em outros três disjuntores e um botão em paralelo. Se gerarmos a lista de fiação, o resultado será o seguinte.

img2

O que acontece é que os disjuntores são componentes que ficam dentro do painel, normalmente um ao lado do outro, ou bem próximos, ao passo que o botão, usualmente ficaria na porta do painel ou externamente. Com isso em mente, realizar a montagem como a lista foi gerada de forma totalmente automática ocasionaria em desperdício de fio. Para otimizar isso, existe uma configuração, chamada conexões, que pode ser acessada clicando com o botão direito em cima de algum fio na palette de projeto.

img3

Personalizando as conexões de fios…

1. Clicar em “Conexões” para abrir a tela de configuração;

Será exibida uma janela mostrando todos os terminais ao qual aquele fio se conecta. O que a janela mostra, é a ordem das conexões, de cima para baixo. Neste exemplo, se compararmos essa as ligações dessa tela com a lista gerada, podemos perceber que são idênticas.

img4

2. Clicar em “Ordenação manual”. Dessa forma, poderemos configurar as conexões conforme desejarmos;

img5

3. Clicar sobre a ligação que desejamos alterar;
4. Clicar nas setas para cima ou para baixo para modificar a ordem;

img6

Dica

Você pode resetar as conexões clicando nesse botão. img7

5. Gerar a lista de fios.

Dessa forma, alteramos a ordem de conexões dos fios, e com isso, permitimos a utilização da lista de fios como guia para montagem e economizamos fios em nosso projeto.

img8

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment