1. Home
  2. Dicas & Truques
  3. Limpar o projeto no QC
  1. Home
  2. Esquema elétrico
  3. Limpar o projeto no QC
  1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Limpar o projeto no QC

Limpar o projeto no QC

    Durante o desenvolvimento de seus projetos, você pode se deparar com diversos comportamentos indesejados, desde a geração de uma lista errada, a inserção incorreta de um componente, erros nos blocos dos componentes e até atualização de blocos de componentes e páginas. Para ajudar o usuário a resolver estes comportamentos de forma rápida, existem alguns comandos dentro do QC que fazem processos internos e corrigem inconsistências no projeto de forma automática.

Estes comandos são:

Limpar o Desenho (PURGE)

    Quando adicionamos um componente ao projeto, o QC acessa o arquivo DWG referente a este componente e o carrega no projeto. No momento em que ele é carregado, o bloco é desvinculado do banco de dados para poder-se configurar as propriedades que o usuário deseja.

    No entanto, se por ventura viermos a excluir tal componente, seu bloco continua no projeto. Isso é algo não visível mas que pode interferir no desenvolvimento de seu projeto. Por isso, é uma prática saudável de tempo em tempo ir limpando o projeto com o comando PURGE, evitando que um problema maior aconteça mais para o final do desenvolvimento do projeto.

Dica

Para realizar este comando, precisamos escrever na janela de comandos dos QC “PURGE”. A seguinte tela será exibida.


PURGE - artigo
Informação

Selecione a opção “excluir entidades dependentes” e após isso, clique no botão “excluir todos”. Este comando exclui camadas que não estão mais em uso no projeto.

Corrigir inconsistências no desenho (AUDIT)

    As vezes é possível que algum bloco de algum componente tenha sido cadastrado com erros, ou algum comportamento inesperado tenha realizado alterações nos blocos. Para o correto funcionamento do software, é imprescindível que o cadastro dos componentes esteja sem inconsistências, tais como bloco dentro de blocos e camadas extras (além da 0). Para auxiliar nesta correção, existe o comando “audit”, que realiza uma série de verificações e correções automáticas no projeto.

Dica

Para utilizar este comando, selecione todos os componentes do projeto com o “ctrl + a”. Após isso, na janela de comandos, digite “audit” e em seguida escreva “sim”. Isso executará o comando de verificação.

qcaudit artigo

confirmar audit artigo

Corrigir blocos sem relação

    Durante o desenvolvimento do projeto, é possível que insiramos algum componente que possua contatos ou acessórios. Se por ventura viermos a excluir reste componente, é interessante executarmos o comando QCaudit. Este comando tem a função de corrigir blocos sem relação, como um contato, por exemplo.

Dica

Para executar este comando, de um “ctrl + a” no projeto para seleciona-lo por completo. Após isso digite na janela de comandos QCaudit e de um enter.qcaudit artigo

Informação

Após executar o comando audit, é interessante executar o comando PURGE novamente. Além disso, é interessante reiniciar o QC para garantir que os procedimentos executados façam efeito.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment