1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Definir uma região

Definir uma região

Aplica-se a: 2016 R1

Mais informações

Para podermos abordar todos os assuntos dos artigos da categoria layout mecânico, tais como: iniciar layout 2D, Inserir trilhos no layout, Inserir calhas no layout, inserir componentes no layout (personalizado), inserir componentes no layout (layout) etc., de uma forma que fizesse mais sentido, foi necessário criarmos um projeto elétrico com o intuito de controlar a partida direta de um motor. O projeto foi criado e seus artigos iniciaram na categoria Esquema Elétrico.

O que é uma Região ?
Região

Dentro do layout temos uma ferramenta chamada Região. Essa ferramenta delimita uma ou mais áreas específicas dentro do layout mecânico. No nosso projeto, por exemplo, podemos dividir o layout em três regiões: PORTA, LATERAL e PLACA.

Definir uma região…

1. Ir na palette de Layout;
2. Clicar novamente na ferramenta “Mostrar inseridos” para que os componentes já inseridos, sejam exibidos novamente;
3. Clicar no botão “Definir região”;

Criaremos a região da placa. Para isso, temos no QC uma caixa de seleção em formato de um retângulo para limitarmos o perímetro da região.

4. Criar um perímetro da região: selecionar o primeiro ponto do retângulo como mostra a figura;

5. Selecione o outro canto do retângulo, como mostra a figura abaixo,

Temos nossa primeira região criada, como é possível ver na palette de layout.

Renomear a região criada…

1 Ir na palette de Layout;
2 Clicar com o botão direito sobre a região criada;
3 Selecionar a opção “Renomear”;
4 Colocar o nome da região de “PLACA”;
5 Clicar em “Enter”.

Uma das vantagens do uso de regiões já pode ser vista na criação da região PLACA. Como pode-se ver, todos os componentes que estão dentro do perímetro estipulado pela região foram agrupados. Então podemos dizer que o uso de regiões organiza a palette de Layout em nosso projeto.

Para criar outras regiões, devem ser seguidos os mesmos passos. Por isso, iremos criar mais duas regiões em nosso projeto, e chamaremos uma de LATERAL e outra de PORTA.

Assim teremos regiões definidas, que depois serão importantes para gerar alguns relatórios e ter exportar algumas informações, como listas DE-PARA de fios.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment