Exportar para PDF

Aplica-se a: 2016 R1

Após concluirmos os esquemas elétricos , o layout mecânico do painel , e gerarmos relatórios com as informações dadas ao longo da elaboração do projeto, podemos dizer ele está concluído. Vamos ver nessa lição, portanto, como exportar nosso projeto para PDF, para que possamos enviá-lo para um cliente, compartilhá-lo, ou ainda imprimi-lo.Antes de aprendermos como exportar para PDF é importante fazer a configuração dos novos grupos de páginas que foram inseridos no projeto e também gerar o índice novamente, para atualizá-lo.

Finalizar o projeto…

1. Defina as propriedades dos Grupos de páginas;
2. Gere novamente o Índice do projeto;

Dica

Não lembra como configurar os Grupos de páginas ou gerar o Índice ? Veja novamente esses tópicos para relembrar.

Por que exportar para PDF?

 

Exportação para PDF

Ao exportar o projeto para PDF poderemos compartilhar o projeto com outras pessoas, preservando o layout, formatação, fontes e imagens. Para abrir o arquivo, o usuário não precisará ter o QC instalado (pode ser o caso de um cliente que queira visualizá-lo). O conteúdo do projeto, também, não poderá ser facilmente alterado, o que aumenta a segurança do seu projeto. Entre outras vantagens, há diversos visualizadores de PDF na internet que podem ser baixados para visualizar o projeto gratuitamente.

Exportar o projeto colorido para PDF…

1. Vá na guia Projeto > Exportar;


2. Na opção Exportar, selecione Páginas;

No botão Páginas é possível habilitar um intervalo especifico de páginas do projeto a serem exportados. Nesse caso, não vamos fazer nenhuma alteração, portanto podemos clicar em “Ok”.

3. Clique em Ok;

4. Na opção Formato, selecione a opção Documento portável – PDF;
5. Clique no botão Opções;
6. No campo Tabela de estilo de impressão, digite: default.ctb;
7. No botão “…” ao lado de destino, nomeie o arquivo para o nome desejado e defina o local no seu computador para ser salvo o PDF;
8. Clique em Salvar;
9. Clique no botão Exportar;

Pronto, seu PDF foi gerado.

PDF Inteligente


Você pode utilizar os marcadores laterais do visualizador de PDF para a navegação de páginas dentro do Projeto.

Como é possível perceber, o QC exporta toda a estrutura da palette de páginas, assim como exporta também toda a estrutura da palette de projeto (Personalizado), como é possível ver nos marcadores Componentes, Bornes e Fios.

Esse formato de exportação colorido é bastante útil nas situações em que quisermos manter o projeto com mais informações visuais, por exemplo, reforçar a cor dos fios, etc. No entanto, muitas vezes é necessário exportar o PDF em estilo monocromático, em função do uso da impressora utilizada posteriormente.

Vamos aprender como configurar esse tipo de PDF.

Exportar o projeto preto e branco para PDF…

1. Vá na guia Projeto > Exportar;
2. Na opção Exportar, selecione Páginas;
3. Na opção Formato, selecione a opção Documento portável – PDF;
4. Clique no botão Opções;
5. No campo Tabela de estilo de impressão digite: monochrome.ctb. (esta é a única configuração diferente da exportação colorida);
6. No botão “…” ao lado de destino, nomeie o arquivo para o nome desejado e defina o diretório que o arquivo será gerado;
7. Clique em Salvar;
8. Clique no botão Exportar;

Seu PDF foi gerado.

Pronto, concluímos nosso projeto elétrico. Agora, com ele em PDF, poderemos compartilhá-lo e já partir para os próximos projetos com o QC.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment