Gerar lista de fios

Aplica-se a: 2016 R1

Sabemos que com o QC é possível gerar diversos tipos de relatórios e listagens. Esses relatórios irão se basear em cada informação fornecida para o QC até o momento, por isso a importância de um projeto consistente ao longo da realização de cada passo. Veremos nesse artigo o que é e como podemos criar uma lista de fiação, também chamada de lista DE-PARA, que recebe essa denominação pois indica justamente quais são os componentes que ligam as extremidades do fio.

Mais informações

Alternativamente, veja como gerar listas de: plaquetas, bornes, materiais e cabos.

O que é a lista DE-PARA?

A lista DE-PARA irá indicar os componentes que ligam as extremidades do fio, segmento por segmento. Essa lista possibilitará sabermos o número do fio e seu modelo de fio utilizado, a indicação do nome/terminal do componente que liga as extremidades do fio, a indicação do nome da região dos componentes de origem e destino do fio de acordo com o Layout Mecânico (isso mostra mais uma função do uso das regiões no projeto). Nos dará ainda a indicação do comprimento do fio a ser utilizado, no caso de utilizarmos um recurso chamado Roteamento Automático.

Gerar lista de fiação…

1. Ir na guia de Listagens > Lista de fiação: Tabela;

2. Selecionar o arquivo LISTA DE FIACAO.GRW;

3. Clicar em “Abrir”.

O Grupo “LISTA DE FIAÇÃO” será gerado. Essa lista será um pouco maior que as demais, justamente por ter de apresentar todos os segmentos de fios “nomeados”, os quais foram usados ao longo do projeto.

Nossa lista ficará da seguinte maneira.


Informação

Durante a criação do projeto existem diversas ocasiões em que teremos derivações, ou seja, dois fios conectados a um mesmo ponto, terminal no componente, assim como na imagem

Para criar o DE-PARA do fio 1, por exemplo, o QC utiliza a proximidade dos componentes no Layout, ou seja, a sequência lógica de ligação dos fios será entre os componentes que são mais próximos um do outro nas suas representações de layout. Porém, se o Layout mecânico possuir regiões definidas, o QC irá priorizar os componentes que estão dentro do perímetro da região para montar suas ligações para depois definir a sequência lógica por proximidade.

Dica

Para criar a lista DE-PARA, o QC utiliza a proximidade dos componentes no layout. Ainda, leva em conta os componentes da mesma região.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment