1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Iniciar layout mecânico 2D

Iniciar layout mecânico 2D

Aplica-se a: 2016 R1


Mais informações

Para podermos abordar todos os assuntos dos artigos da categoria layout mecânico, tais como: iniciar layout 2D, Inserir trilhos no layout, Inserir calhas no layout, inserir componentes no layout (personalizado), inserir componentes no layout (layout) etc., de uma forma que fizesse mais sentido, foi necessário criarmos um projeto elétrico com o intuito de controlar a partida direta de um motor. O projeto foi criado e seus artigos iniciaram na categoria Esquema Elétrico.


Após finalizado o esquemático do projeto , partiremos para a criação do layout mecânico 2D do nosso exemplo. O esquemático elétrico está disponível nesse artigo. Essa parte será de suma importância para verificarmos se o quadro escolhido comportará todos os componentes dimensionados e, principalmente, mostrar para o responsável pela montagem do quadro, a disposição dos componentes e onde serão feitas as furações necessárias na placa. Dentro do Layout Mecânico do QC, é muito importante saber que a escala a ser utilizada por todos os componentes em seu padrão é 1:1, ou seja, cada unidade de desenho dentro do QC corresponde a um milímetro real.Veremos nos próximos artigos, para dar continuidade ao nosso projeto, como realizar alguns passos e formar Layout Mecânico: como inserir o quadro, os trilhos, as calhas e os componentes do projeto.

Como inserir um painel no layout?

Assim como qualquer outro componente, você pode cadastrar outros modelos de painéis elétricos, com outros tamanhos e fabricantes. O banco padrão do QC conta com um quadro. Vamos inseri-lo no nosso projeto.

Inserindo um painel/quadro elétrico…

1 Vá na palette de páginas.
2 Dê um duplo clique sobre o Layout Elétrico para ir para o grupo.
3 Vá na palette de Componentes.
4 Acesse a pasta QUADROS E ACESSÓRIOS PARA LAYOUT.
5 Abra a pasta CEMAR.
6 Clique duas vezes sobre o componente CAIXA PADRÃO.
7 Posicione o componente no centro da página.
8 Coloque o nome do componente de PAINEL1.

Pronto, o seu painel foi inserido!

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment