1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Inserir componentes no layout (segundo método)

Inserir componentes no layout (segundo método)

Aplica-se a: 2016 R1

Mais informações

Para podermos abordar todos os assuntos dos artigos da categoria layout mecânico, tais como: iniciar layout 2D, Inserir trilhos no layout, Inserir calhas no layout, inserir componentes no layout (personalizado), inserir componentes no layout (layout) etc., de uma forma que fizesse mais sentido, foi necessário criarmos um projeto elétrico com o intuito de controlar a partida direta de um motor. O projeto foi criado e seus artigos iniciaram na categoria Esquema Elétrico.


É possível fazer a inserção de todos os componentes a partir da palette de projeto (Personalizado) , como vimos na inserção dos disjuntores. Porém existe uma palette de Layout que fará essa função de maneira melhor que a palette de projeto, justamente por conter algumas ferramentas que são exclusivas dessa palette.

Você precisará habilitar a palette de Layout.

Habilitar a palette de Layout…

1. Ir na guia Inicial;
2. Pressionar a opção Layout.

Uma nova palette será exibida do lado esquerdo da interface.

Você poderá filtrar componentes através da visualização dessa palette. Justamente essa é uma das vantagens de se utilizar a palette de Layout. Teremos a possibilidade de exibir/ocultar componentes que não foram inseridos no layout do projeto.

Utilizar filtros da palette de Layout…

1. Ir na palette de Layout;
2. Clicar no botão “Mostrar inseridos”;

Perceber que na palette de Layout, todas as calhas/trilhos do projeto e também os disjuntores não estarão sendo exibidos na palette. Agora eles foram ocultados em função de utilizarmos o filtro.

3. Fazer a inserção dos 3 contatores (K1, K2 e K3) sobre o trilho central na placa do painel;

A inserção dos contatores deverá ficar da seguinte maneira.

Perceber que os contatores já não são exibidos mais da palette, pois a atualização da palette é constante. Também, você ainda pode ver, se estiver exibindo todos os componentes, através de marcações nos mesmos, se já foram inseridos ou não. Veja na imagem abaixo. Quando está verde, a representação já foi inserida no projeto. Quando cinza, não consta nas folhas do projeto.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment