1. Home
  2. Configurações
  3. O que é a inserção automática?
  1. Home
  2. Dicas & Truques
  3. O que é a inserção automática?
  1. Home
  2. Esquema elétrico
  3. O que é a inserção automática?

O que é a inserção automática?

Aplica-se a: Todas

A Inserção Automática permite a fácil transferência de informações para o projeto, a partir de arquivos de planilhas do Excel. A principal vantagem é a inserção de vários blocos compostos (subcircuitos) de uma única vez, ao invés de inserir cada um ou todos os blocos através da interface do QC, o usuário simplesmente edita o arquivo Excel e cria uma conexão, um link com o arquivo CAD.

Para executar a inserção automática, a parametrização de algumas configurações é essencial. O processo de configuração pode ser dividido em dois estágios.

Arquivo CFA

O arquivo de configuração age como um intermediário entre a planilha de inserção automática e a interface do QC. A inserção automática pode ser executada somente quando o conteúdo inserido na planilha corresponde com a biblioteca.
Um arquivo cfa de exemplo pode ser encontrado na pasta QCcfg >> Samples.
Entretanto, você pode criar um arquivo cfa novo para cada planilha de inserção automática diferente.

Confira o artigo de como configura-lo clicando a seguir em Arquivo CFA.

A planilha

As informações existentes na planilha de dados e na biblioteca do QC devem ser equivalentes, caso contrário, a inserção automática não será executada com sucesso, a planilha e o arquivo de configuração devem combinar. É na planilha que será preenchida as informações do seu projeto para utilização da inserção automática.

Essas informações são totalmente customizáveis, dependendo do grau de conhecimento do usuário e o quanto o mesmo quer automatizar em seus projetos.

Configura no artigo Como configurar sua planilha para inserção automática e entenda seu funcionamento.

Informação

A planilha pode conter recursos de macros, fórmulas e qualquer funcionalidade que o excel propor para o usuário, agilizando assim, o processo de criar-se um projeto novo a partir de uma planilha.

A padronização

É possível ser mais produtivo no desenvolvimento de seus projetos elétricos se você identificar padrões. Podem ser diagramas que se repetem, partidas que só mudam conforme a potência do sistema… Isso por que você pode criar subcircuitos: desenhos pré-definidos.

Se você ficou interessado neste tópico, confira o artigo Identificar padrões em seus projetos e aprenda como cria-los de maneira simples e prática.

Executar a inserção automática

Se você passou por todas as etapas anteriores, já está pronto para realizar a inserção automática em seus projetos e assim, otimizar o tempo que era levado para projetar anteriormente.

Confira este artigo de Como executar a inserção automática quando temos todas as configurações previamente realizadas.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment