1. Home
  2. Layout mecânico
  3. Inserir componentes em lote

Inserir componentes em lote

Aplica-se a: 2016 R1
Mais informações

Para podermos abordar todos os assuntos dos artigos da categoria layout mecânico, tais como: iniciar layout 2D, Inserir trilhos no layout, Inserir calhas no layout, inserir componentes no layout (personalizado), inserir componentes no layout (layout) etc., de uma forma que fizesse mais sentido, foi necessário criarmos um projeto elétrico com o intuito de controlar a partida direta de um motor. O projeto foi criado e seus artigos iniciaram na categoria Esquema Elétrico.

O que é a Inserção em lote?

Vimos que criar um layout do projeto mecânico do painel dentro do QC não é nem um pouco difícil, seja pela palette de projeto (Personalizado) , seja pela palette de Layout. Porém, sabemos que dificilmente faremos um projeto tão simples quanto nosso exemplo e muitas vezes precisaremos inserir 200, 300 componentes em um painel. Nesses casos, a inserção individual dos componentes no painel, como viemos fazendo até o momento, se tornaria pouco viável, em função do grande número de componentes. Para isso, dentro da palette de Layout teremos uma ferramenta chamada “Inserção em Lote”.

 

Inserção em lote

A inserção em lote tem a função de inserir vários desenhos mecânicos de componentes ao mesmo tempo, definindo um espaçamento padrão entre os componentes.

Mas como utilizá-la?

Vamos utilizar a “Inserção em lote” para inserir os 8 bornes do nosso projeto. Porém, antes de utilizar a ferramenta propriamente dita, precisaremos configurá-la antes.

Configurar a ferramenta Inserção em lote…

 

1. Ir na palette de Layout;

2. Clicar no botão “Configuração inserção”;

Será exibida uma janela com 3 opções.

Distância

Nessa propriedade será indicada a distância entre um componente e outro. Como não queremos espaços entre um borne e outro no nosso quadro, colocaremos o valor “0” em distância.

Ângulo

Ângulo no qual os componentes serão inseridos. Como colocaremos os bornes em sentido horizontal, podemos deixa-lo em 0.00 graus. Mas caso seja a necessidade do projeto colocar os bornes em sentido vertical, por exemplo, deve-se colocar os bornes em ângulo de “90” (graus).

Escala

Essa propriedade permite inserir um componente em uma escala diferente da escala na qual o componente foi criado. Por exemplo, colocar o valor 2 em “Escala” irá dobrar o tamanho do componente. Neste caso iremos utilizar o valor 1 mesmo.

3. Clicar em Ok;

Executar a Inserção em lote…

1. Ir na palette de Layout;

2. Selecionar os bornes de X1:1 à X1:8 em ordem crescente;

3. Clicar na ferramenta “Inserção em lote”;

Perceba que os 8 bornes serão exibidos lado a lado.

4. Indicar o ponto de inserção dos bornes sobre o trilho inferior.

Os 8 bornes deverão ficar da seguinte maneira.

No Passo 1, os bornes tiveram de ser selecionados de forma crescente, pois de acordo com a ordem que você selecionar a sequência dos bornes, o QC identificará a ordem que serão inseridos e mostrados os componentes no projeto. Você pode fazer um teste e selecionar primeiro os bornes ímpares e depois os bornes pares e verifique como os mesmos serão mostrados no projeto.

Dica

A ordem de seleção dos componentes na palette de Layout, antes de realizar a inserção automática, definirá a ordem de inserção de suas representações no QC.

Após inserida a régua de bornes, vamos colocar os componentes da porta do painel, ou seja, todos os botões e sinaleiros do projeto.

Dica

Você pode inserir todos os componentes restantes pela ferramenta Inserção em Lote, e depois alterar a disposição dos componentes utilizando o comando Mover.

Você pode seguir a dica acima, e terá resultados semelhantes aos abaixo.

Após a inserção de todos os componentes, é possível detalhar o painel através de cotas, notas e textos, todos disponíveis através da guia Desenho.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment